Linguagens dinâmicas

junho 19, 2009 às 10:52 pm | Publicado em Desenvolvimento, Outros, ruby | 3 Comentários

Linguagem dinâmica, também conhecida como linguagem de scripting, ainda é algo obscuro para a grande maioria dos desenvolvedores. Entender e aplicar seus conceitos é algo que pode causar espanto e muitas dúvidas. Porém, é importante conhecer as vantagens e destantagens deste tipo de linguagem, saber quando é válido ou não a sua utilização no desenvolvimento de sistemas.

Estas linguagens são linguagens de alto nível, a grande maioria com tipagem dinâmica e com um Protocolo de Meta-Objeto (Meta-Object Protocol), ou MOP. Estas duas características proporcionam muitas facilidades e um enorme poder no desenvolvimento. Porém, quando não usadas com cuidado, podem causar grandes problemas.

Tipagem dinâmica é muito criticada pela comunidade de desenvolvedores, principalmente porque “escondem” alguns erros em tempo de desenvolvimento (compilação). Linguagens dinâmicas não são compiladas, portanto tipagem dinâmica faz todo sentido. Porém, existe algumas linguagens dinâmicas que utilizam de tipagem estática, como Groovy, para utilizar de técnicas como overloading de métodos e de construtor.

Meta-Object Protocol sem dúvida é a grande vantagem das linguagens dinâmicas. Em linguagens de programação como java, os objetos armazenam seus métodos e seus atributos. Com MOP, cada objeto tem um meta objeto associado e é no meta objeto que ficam os métodos. O objeto é responsável por armazenar seu estado. A grande vantagem é a possibilidade de alterar o meta objeto em tempo de execução e adicionar novas funcionalidades nos objetos.

Com o surgimento do Ruby e do framework Ruby on Rails, as linguagens dinâmicas vem ganhando força. Muitas empresas que utilizam metodologias agéis, estão aderindo a este tipo de linguagem, principalmente ao Ruby on Rails. Portanto, é visível que as linguagens dinâmicas e principalmente a linguagem Ruby poderá ser o próximo “boom” no desenvolvimento de software.

Anúncios

3 Comentários »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Gostei do post, mas não ficou muito claro o que é linguagem dinâmica, principalmente para que não conhece linguagem alguma.

  2. Muito bem escrito, mas não explicou oque é linguagem dinamica o texto não condiz com o título.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: