SCJP – Guia de Estudos

fevereiro 20, 2007 às 8:16 pm | Publicado em Java | 1 Comentário

A certificação de programador é sem dúvida a mais famosa e mais almejada pelos programadores java. Um dos grandes problemas durante os estudos para a prova é saber quais items devem receber mais atenção. Neste post segue um guia de estudo que vai te ajudar a passar na prova.

Livro:SCJP Sun Certified Programmer for Java 5 Study Guide (Exam 310-055) (Certification Press Study Guides)

Prefira a versão em inglês. Caso seu inglês não seja lá essas coisas, tem a versão em português (recheada de erros, rs).

Dedique pelo menos 30 minutos do seu dia para os estudos. Eu sempre estudava à noite antes de dormir.

Leia com calma todos os capítulos do livro.

Tenha certeza que entendeu tudo sobre herança, polimorfismo, sobrescrita e sobrecarga de métodos. O exame é cruel nessa parte.

Faça tudo que você imaginar com IO. Preste atenção nas exceções que cada método pode lançar.

Date, Calendar e Locale não é muito cobrado. Tem uma grande chance de cair alguma questão do tipo drag-drop sobre estes itens.

Lembre-se que Strings são imutáveis. Saiba utilizar todos os métodos da classe String (substring, replace, etc…).

Conheça profundamente as collections, principalmente as diferenças de cada implementação, comparalable, comparator, busca binária (binarySearch). Sem dúvida cai muitas questões do tipo drag-drop sobre collections.

Thread com certeza é o que nos deixa mais apreensivo. Saiba usar wait, notify, notifyAll (preste atenção nos bloqueios). Não achei muito difícil e também não foi muito cobrado ( + ou – 5 questões).

Depois de ler todos os capítulos do livro pelo menos 02 vezes, faça todos os exercícios do livro. Na prova você encontrará perguntas neste nível.

Simulados são essenciais. O que eu mais indico é este (impressionante como cai perguntas idênticas na prova, rs). Durante os simulados é legal ir marcando os itens que você está encontrando mais dificuldade para uma posterior revisada.

No dia da prova chegue pelo menos meia hora antes. Sente… relaxe… compre uma garrafinha de água…. procure se descontrair.

O tempo dá e sobra. Portanto responda as peguntas com calma.

Depois é só pegar o resultado e tomar uma cerveja pra comemorar….

Alguém acrescenta alguma dica???

Anúncios

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Primeiramente eu achei muito bom esse seu guia, eu queria mais é fz uma pergunta em relação ao livro ,eu queria saber se vc acha q o Core java é bom pra estudar pra prova ou então se eu poderia junto com o Core java estudar tb esse q vc indicou ?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: